Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Apresentação do Sargento-Brigada e Despedidas de Oficiais

 

imagem sem descrição.

No dia 5 de fevereiro o Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias” realizou a formatura semanal para o Comandante, cuja finalidade precípua é manter os padrões de disciplina e ordem unida alcançados. Na ocasião, foi apresentado ao Batalhão o Sargento Vitor, novo sargento-brigada do BGP. Cumprimentos pelo excepcional nível das diversas missões cumpridas já este ano, bem como recomendações para o período de Carnaval, foram algumas das mensagens externadas pelo Comandante, Coronel Cinelli, durante suas palavras à tropa. Após a formatura foi realizada a despedida das seguintes oficiais:

- a 2º Tenente Pamela Andrade (dentista), oriunda do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), formada em 2013, despediu-se do serviço ativo após 2 anos de excepcionais trabalhos realizados no BGP, seguindo para realizar pesquisa de pós-doutoramento na Inglaterra;

- a 2º Tenente Daniella (administradora), também oriunda do EAS/2014, foi transferida para a Diretoria de Gestão Orçamentária (DGO), igualmente tendo servido ao BGP por dois anos, com o profissionalismo e o entusiasmo típicos dos granadeiros.

Estando presentes à despedida das oficiais os estagiários do EAS/2016 (médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários), o Comandante solicitou à Tenente Pamela que dirigisse algumas palavras de incentivo aos novos profissionais de saúde do Exército. Assim manifestou-se a oficial:

"O Exército para mim foi um grande aprendizado. Uma oportunidade única. O Exército te tira da sua zona de conforto e faz você crescer. Dos meus primeiros 45 dias de treinamento militar, como Aspirante-a-Oficial Dentista, já logo aprendi a tornar a minha vida prática e enxuta. Desse período fiz amigos para a vida inteira. Aprendi a viver sem desperdício. A usufruir do tempo e a ver como ele rende. Aprendi a ter disciplina, disposição, a trabalhar em equipe e enxergar o extremo valor disso. O valor do trabalho, da saúde, e o respeito entre os indivíduos. Realizar mais coisas em menos tempo, perceber do que somos capazes, vencer meus medos e meus preconceitos, ter praticidade e lealdade. São lições que vou levar para o resto da vida.

No Exército temos que aprender a deixar de se isolar, pois dessa forma o trabalho fica muito mais fácil e menos penoso. Passamos a ser a parte de uma engrenagem muito maior. Uma máquina gigante que, para funcionar, cada partezinha tem que fazer o seu papel. No período em que trabalhei no Hospital Militar de Área de Brasília, vivi o ambiente hospitalar. Onde há muito companheirismo e muita luta. No olhar dos meus pacientes me confiando o seu sorriso, a sua saúde, e a prática intensa de uma área da odontologia. Porém, não foi só isso. No Hospital exerci a função de oficial-de-dia. E naquele dia eu era a oficial que respondia pelo Hospital na ausência do Diretor e do Vice-Diretor. Função de grande responsabilidade, e que me trouxe aprendizados que levo para a vida. Se posso dar um conselho aos colegas que irão atuar lá, direi o seguinte: ouçam mais, e respondam duas vezes menos. Encorajem seus amigos. Deem apoio aos seus pacientes. Sejam leves, tenham bom coração, obedeçam e respeitem. Entendam que o dia a dia desgasta, e talvez vocês percebam que aquele sonho não é exatamente como vocês sonharam, mas acreditem: vocês terão a recompensa. Será melhor do que vocês sonharam. Isso eu levo comigo para os sonhos seguintes que eu vou buscar. Do amigo oficial ao amigo soldado, todos têm grande importância para o serviço. O Batalhão da Guarda Presidencial tem o efetivo em torno de 1800 pessoas. Apesar desse grande número, a falta de uma pessoa sequer será sentida, e fará diferença. Procurando não me estender nesse pequeno relato dos meus 3 anos de serviço ao Exército Brasileiro, saio com o sentimento de orgulho por ter me tornado uma militar e, com o devido respeito, quase uma Pqdt! (risos) O BGP foi a minha segunda casa. Saio daqui com todas essas lições, mas também com pesar, com saudade. Espero levar todos esses ensinamentos e o espírito de bravura e coragem para a minha nova fase, na qual eu pretendo desenvolver ainda mais a minha carreira como dentista. Servir no BGP foi um grande sonho e uma grande honra. E foi divertido também. Quando eu poderia imaginar que me tornaria uma atiradora de fuzil?!?! Que diversão e que medo! Mas os bons amigos sempre nos levam para o sucesso, e até medalha eu ganhei. Me despeço para buscar um grande sonho. Recebi um convite para pesquisar as células-tronco mesenquimais dentárias. Estudarei em Londres, no King's College London. Uma universidade de grande referência. Um grande passo na minha carreira, um grande desafio, mas hoje eu sei que com o amadurecimento e o preparo que tive pelo Exército Brasileiro essa nova jornada será mais fácil, e mais suave. Eterna gratidão por tudo o que vivi aqui."

 

 

 

 

 

 

Foto: Sd Rafael 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página