Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva

O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) é um órgão de formação de oficiais e destina-se a formar o aspirante-a-oficial da reserva (R/2), habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro.

O oficial R/2 oriundo do NPOR constitui elemento de real valor na complementação dos quadros dos corpos de tropa e poderá tornar-se, quando convocado, um importante componente das organizações militares operacionais, podendo chegar até o posto de 1° Tenente.

Para incorporar ao NPOR o cidadão deve realizar o alistamento militar convencional, sendo, no período de seleção geral, indicado para uma seleção especial para o NPOR. Para esta seleção, deve estar cursando nível superior e ser submetido a exame intelectual, exames físicos, exames de saúde e exames complementares.

O NPOR / BGP, primeiro NPOR de Infantaria na capital federal, foi criado a partir da Portaria nº 035 – EME, de 11 de maio de 2009, data na qual se iniciaram os trabalhos de preparação para o funcionamento do Curso.

A inauguração oficial realizou-se no dia 13 de outubro de 2009, durante a realização do XI Encontro Nacional dos Oficiais da Reserva do Exército (XI ENOREX), estando presentes diversas autoridades civis e militares.


O Curso de Formação de Oficiais Temporários tem a duração de 42 semanas de instrução, sendo as 15 semanas iniciais chamadas de Período Básico, onde os alunos terão instruções voltadas para a sua formação básica de combatente, sendo esta fase comum a todos os NPOR do Brasil. As demais 27 semanas são chamadas de Período de Formação e Aplicação, onde os alunos se formarão no Curso de Infantaria, aprendendo as funções e atributos típicos de comando de pequenas frações da Arma de Infantaria.

Ao final do Curso os alunos poderão ser selecionados para tornarem-se oficiais subalternos nas unidades de Infantaria do Exército Brasileiro, com prioridade para as localizadas na capital federal (o Batalhão da Guarda Presidencial e o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília).

Ir para processo seletivo

 

DENOMINAÇÕES HISTÓRICAS DAS TURMAS

NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA/BGP

DESIGNAÇÃO MILITAR

ANO

NOME DA TURMA

NPOR/BGP

2010

BICENTENÁRIO DO BRIGADEIRO SAMPAIO

2011

MARECHAL JOSÉ PESSOA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

2012

MARECHAL WANDERLEY LEVY CARDOSO

2013

CENTENÁRIO DO FREI ORLANDO

2014

HERÓIS DE LA SERRA- 1º TEN APOLLO MIGUEL REZK

2015

70 ANOS DA VITÓRIA DA FEB

2016

SESQUICENTENÁRIO DA BATALHA DE TUIUTI

2017

SESQUICENTENÁRIO DA RETIRADA DA LAGUNA

2018

SESQUICENTENÁRIO DA BATALHA DE ITORORÓ

 

Fim do conteúdo da página