Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Solenidade do Dia do Soldado na Guarnição de Brasília

 

 

 

Encerrando com chave de ouro as comemorações da Semana do Soldado, o Batalhão da Guarda Presidencial - "Batalhão Duque de Caxias" participou, no dia 25 de agosto, da Cerimônia do Dia do Soldado na Guarnição de Brasília, realizada no Quartel-General do Exército. A data magna do Exército, que homenageia o nascimento do seu patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, tem especial significado para os granadeiros do BGP, já que Caxias serviu na unidade entre 1823 e 1831, de tenente a major, chegando a Subcomandante da Unidade.

O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e do Comandante do Exército, Gen Villas Bôas, além de várias outras autoridades civis e militares.

O Comandante do BGP, Coronel Cinelli, comandou a guarda de honra para o Ministro da Defesa e enquadrou todas as demais tropas participantes (BPEB, 32ºGAC, 1ºRCGd e 11ºGAAAe).

Durante a solenidade, organizações militares, personalidades civis e militares foram agraciadas com as medalhas Exército Brasileiro e do Pacificador, condecorações concedidas àqueles que se destacaram no exercício de suas funções ou por relevantes serviços prestados à Força Terrestre. 

Ao término da Solenidade, e cumprindo uma meta estabelecida pelo Comandante do Exército, a Banda Marcial do Exército apresentou-se pela primeira vez ao seu Comandante, encantando a todos com sua vibrante melodia e cadenciadas evoluções. A missão de criação e estruturação da Banda Marcial foi atribuída ao Comando Militar do Planalto, que por sua vez designou como gestor do projeto o Batalhão da Guarda Presidencial.

 

 

Fotos: Sd Rafael

 

 

 

 

 

 

 

 


 

                                          

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página