Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Festival de Bandas em homenagem ao Dia do Músico

 

imagem sem descrição.

A semana de 9 a 14 de novembro foi marcada, no âmbito do Comando Militar do Planalto, pelas comemorações relativas ao Dia do Músico, que por sua vez homenageia o aniversário de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

O planejamento e a condução dos eventos transcorridos na semana estiveram a cargo do Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias”, que organizou um Festival de Bandas de Música. As Bandas do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (Uberlândia), do Comando de Operações Especiais (Goiânia) e da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cristalina) deslocaram-se para Brasília e juntaram-se, no período, às bandas do BGP, 1º RCGd e BPEB.

Foram dias de intenso e agradável convívio. Além dos ensaios e do compartilhamento de técnicas musicais, houve competição desportiva, passeio turístico e coquetel de confraternização, em ambiente de sadia camaradagem e troca de experiências.

Os eventos musicais propriamente ditos foram: apresentação temática das Bandas do CMP no dia 12 de novembro, no QG do CMP; e concerto com grande orquestra no dia 14, no Auditório Pedro Calmon, ocasião em que se juntaram às Bandas do CMP as respectivas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, além do Coral do Colégio Militar de Brasília.

Na apresentação temática do dia 12, cada uma das Bandas escolheu um tema que melhor representasse o espírito da sua Unidade, executando então 2 ou 3 músicas ligadas ao tema selecionado: BGP - "Marcialidade"; BPEB - "Segurança"; 1ºRCGd - "Tradição"; 36º BI Mtz - "70 Anos da FEB"; 3ª Bda Inf Mtz - "Mão Amiga no Planalto Central"; COpEsp - "Braço Forte no Planalto Central".

No dia 14, o Auditório Pedro Calmon recebeu um público de cerca de 800 pessoas, que se deleitaram com a grande orquestra composta por 150 músicos de 10 bandas militares diferentes. O repertório variado incluiu desde temas épicos, como "Game of Thrones", até preciosidades da MPB.

Diversas autoridades civis e militares prestigiaram os eventos, com destaque para o Gen Ex Farias, Comandante Logístico, que representou o Comandante do Exército.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página