Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do Soldado

 

imagem sem descrição.

O Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias” participou, no dia 25 de agosto, da Cerimônia do Dia do Soldado na Guarnição de Brasília, realizada no Quartel General do Exército. A data, que remete ao nascimento do Patrono do Exército, o Duque de Caxias, tem especial significado para os granadeiros do BGP, já que Caxias serviu na unidade entre 1823 e 1831, de tenente (alferes) a major.

O evento contou com a presença do Vice-Presidente da República, Michel Temer, e do Ministro da Defesa, Jaques Wagner. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o General José Elito Carvalho Siqueira, Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o General José Carlos de Nardi, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o Comandante da Marinha, Almirante Eduardo Barcellar Leal Ferreira, o Comandante do Exército, o General Eduardo Dias Costa Villas Bôas e o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.

O Comandante do BGP, Cel Cinelli, comandou a guarda de honra para o Vice-Presidente da República e enquadrou todas as demais tropas participantes por ocasião do desfile (BPEB, 32ºGAC, 1ºRCGd e 11ºGAAAe).

Durante a solenidade, militares e civis foram condecorados com as medalhas do Pacificador, Sangue do Brasil e Marechal Osório.

registrado em:
Fim do conteúdo da página