Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Aniversário do Batalhão da Guarda Presidencial

 

imagem sem descrição.

Nos dias 17 e 18 de junho o Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias” realizou as cerimônias militares em comemoração aos 192 anos de História desta gloriosa unidade militar.

No dia 17 pela manhã houve a entrega da Medalha Mérito Granadeiro, de Diplomas de Colaborador Emérito do Exército e de Amigo do Batalhão, além do descerramento de placa em homenagem ao Núcleo Inicial do BGP. Entre os agraciados com a Medalha estava o Comandante do Exército (S3 do BGP em 1987), que foi condecorado pelo Comandante do Batalhão.

No mesmo dia 17 de junho, à noite, a cerimônia destinou-se a prestigiar os parentes e amigos dos cabos e soldados do BGP, reunindo cerca de 3.000 pessoas. A celebração contou com a participação especial da dupla sertaneja Pedro Paulo e Matheus.

Na manhã do dia 18 de junho os integrantes do Batalhão da Saudade que residem em outras guarnições chegaram a Brasília para as comemorações. Foram recebidos por uma comissão especialmente criada para esse fim, assistiram a uma palestra proferida pelo Comandante do BGP e, na sequência, participaram de um almoço de boas vindas no Recanto dos Granadeiros.

Na noite do dia 18, o ponto alto das comemorações da semana. A solenidade dividiu-se em quatro partes: inicialmente, uma demonstração de tambores e gaitas de fole, evocando as tradições das guerras de primeira geração; em seguida, a Companhia do Cerimonial realizou evoluções de ordem unida sem comando. Após isso, três grupamentos compostos por soldados do efetivo variável se juntaram à Cia CRM, momento em que realizaram outros movimentos. Por fim, o restante do Batalhão juntou-se ao efetivo para dar início à formatura propriamente dita.

O público presente ficou extasiado com as demonstrações e com a marcialidade dos Granadeiros. O desfile dos ex-integrantes do Batalhão teve à testa o Comandante do Exército, Gen Villas Bôas.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, destacando-se: o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira; o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; o Comandante Logístico, General Marco Antonio de Farias; o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General Francisco Carlos Modesto; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, General Gerson Menandro Garcia de Freitas; e o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página